Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.


BISPO
Nome António Luciano dos Santos Costa
Diocese Viseu
Data Nascimento 26/03/1952    Corgas - Sandomil, Seia
Data de Ordenação Presbiteral 29/06/1985
Nomeações

Frequentou a Escola de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade (HUC). Depois de cumprir o serviço militar, em Moçambique, retomou funções no mesmo hospital, completando a formação em Enfermagem.Iniciou o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), prosseguindo os estudos no Seminário da Guarda. Foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Catedral da Guarda.

Em 1987, foi para Roma estudar Teologia Moral, na Academia Alfonsiana. Integrou a comunidade do Pontifício Colégio Português e concluiu a licenciatura com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haering: "Ser Livre em Cristo, Projecto Responsável do Homem". Fez estudos em Bioética, no Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Hospital de Santa Maria, Lisboa.

Em outubro de 1989, iniciou funções como professor de Teologia Moral no Seminário Maior da Guarda e de Deontologia Profissional e Ética na Escola de Enfermagem, funções que exerceu até ao ano académico de 2011. Na Equipa Formadora do Seminário Maior foi diretor espiritual, responsável pelo Secretariado das Vocações e Pré-Seminário, colaborou na capelania do estabelecimento prisional da Guarda e foi professor de Educação Moral e Religiosa Católica no Colégio Diocesano de São José. Foi ainda docente de Teologia Moral no Instituto Superior de Teologia das Beiras e Douro, com sede em Viseu, e também deu aulas de Doutrina Social da Igreja, Ética e Bioética no Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa. Foi capelão do Instituto Politécnico da Guarda.

Foi vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Servo de Deus, D. João de Oliveira Matos, que foi bispo auxiliar da Guarda. Nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico para as Causas de Beatificação e Canonização dos Veneráveis Servos de Deus Monsenhor Joaquim Alves Brás e Beata Rita Amada de Jesus. Foi também diretor do Departamento Diocesano das Missões.

A partir de janeiro de 1991, foi pároco de várias paróquias, primeiro no Arciprestado da Guarda e depois no da Covilhã, onde criou uma capelania na Universidade da Beira Interior. Em setembro de 2009, foi nomeado Capelão Coordenador do Hospital da Guarda; em 2010 Vigário Episcopal para o Clero e diretor da Casa Sacerdotal Diocesana da Guarda e, em 2012, cónego da Sé da Guarda.


Data de Ordenação Episcopal 17/06/2018    Sé Catedral da Guarda
Data da Tomada de Posse 21/07/2018
Data da Resignação
Morada Casa Episcopal - Rua Nunes de Carvalho, n.º 12
Código Postal 3500-163
Localidade VISEU
Telefone(s) 232 423 338
Telemovel 927 629 297
Fax
email bispo@diocesedeviseu.pt
Página Web www.novo.diocesedeviseu.pt
Observações