Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Pax Christi - um movimento católico internacional ao serviço da paz
Perfil A Pax Christi é um Movimento Católico Internacional para a paz, fundado em França em 1945 com o objetivo de encorajar a reconciliação e a paz no seio das nações feridas pela II Guerra Mundial. Como movimento baseado na fé, com mais de 100 organizações membros ativas em todo o mundo, a Pax Christi procura transformar um mundo abalado pela violência, pelo terrorismo, pelo aprofundamento das desigualdades e pela insegurança global, num mundo onde as pessoas possam viver em paz, sem medo da violência, em todas as suas formas, trabalhando, com todos os homens e mulheres de boa vontade, pela paz entre todos, testemunhando sempre a paz de Cristo. Através da oração e da espiritualidade, do estudo e da ação, a Pax Christi quer contribuir para “edificar um mundo verdadeiramente mais humano para todos” (Gaudium et Spes 77) e em todos os lugares, promovendo uma cultura de paz e não-violência baseada na justiça, na reconciliação, no desenvolvimento e no respeito pela vida e pelos direitos de cada ser humano.
A Pax Christi tem estatuto consultivo nas Nações Unidas, na UNESCO e no Conselho da Europa. Em 1983 recebeu o Prémio Educação para a Paz da UNESCO e em 1987 o Prémio Mensageiro da Paz das Nações Unidas.
A primeira iniciativa da Pax Christi em Portugal remonta a 1980, com a realização da "Route" Internacional, à volta do tema "Mudar as armas em ações de vida". Em 1984 dão-se os primeiros passos no sentido da criação da secção portuguesa. A 19 de Maio de 1985, 22 pessoas vindas de Carcavelos, Coimbra, Évora e Lisboa, aprovam os estatutos e órgãos responsáveis da Pax Christi em Portugal. Em Abril de 1992, a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou os Estatutos, tendo sido primeiro presidente D. Manuel Martins, na altura Bispo de Setúbal.
Na sua busca incansável da paz, a secção portuguesa da Pax Christi, através de atividades diversas, procura manter uma presença e uma intervenção regulares na sociedade portuguesa, designadamente aos seguintes níveis:
– facilitando o acesso a documentação e bibliografia sobre temáticas relativas à paz e editando publicações de interesse relevante;
– organizando grupos de trabalho para estudo das questões relacionadas com a paz;
– desenvolvendo atividades formativas com jovens;
– organizando campanhas, encontros, colóquios, conferências e seminários sobre temáticas diversas, nomeadamente Educação para a Paz e a Não-Violência, Teologia e Espiritualidade da Paz, Cooperação Inter-Religiosa e Intercultural para a Paz, Direitos Humanos, Ecologia e Estilos de Vida, Minorias Étnicas, Racismo e Xenofobia, ...;
– intervindo a nível dos responsáveis políticos e outros, em estreita relação com a Pax Christi Internacional e outros movimentos, sobre questões mundiais atuais e situações relacionadas com a defesa da paz e dos direitos humanos.
Implantação A Pax Christi tem membros na maior parte das dioceses do país.
Publicações
Equipa Nacional
Morada (Sede)
Código Postal
Localidade
Telefone(s)
Fax
email paxchristi_pt@hotmail.com
Página Web http://www.paxchristiportugal.net
Observações