Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Liga Operária Católica - Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC)
Perfil A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos – LOC/MTC, é um Movimento especializado da Ação Católica que, pela vivência e pelo seu testemunho da mensagem cristã, no seio dos trabalhadores, se situa na dinâmica da vida operária, participando na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a sua promoção coletiva.
É um espaço de reflexão que permite aos seus militantes partilhar e aprofundar a sua fé cristã em ligação com os seus compromissos no mundo do trabalho. Nesse espaço aprofundam, também, a sua consciência de ser Igreja, à qual pertencem ontologicamente pelo Batismo, e organicamente ligados a nível do Movimento, através dos Assistentes oficialmente nomeados pela hierarquia. O seu método original é a Revisão de Vida: Ver – Julgar – Agir, através do qual os militantes procuram lançar um olhar mais profundo e crítico sobre as realidades do mundo do trabalho para aí descobrir os sinais vivos de Jesus Cristo Ressuscitado e do Reino de Deus em germinação.
A LOC/MTC tem uma dimensão internacional, pois é membro, do MMTC – Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos, com sede em Bruxelas e do Movimento Trabalhadores Cristãos Europeus, MTCE. A LOC/MTC nasce da fusão de dois Movimentos (10.06.1974), a LOC Feminina fundada a 05 de Maio de 1936 e a LOC Masculina fundada a 12 de Dezembro de 1936. Os seus atuais Estatutos foram aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Novembro de 1984, sendo a sua atual designação (LOC/MTC) aprovada pelo X Congresso Nacional de militantes (10 a 13.06.1998) e confirmada pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal em 22.09.1998.

Implantação Dioceses de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria/Fátima, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viseu e iniciação em Viana do Castelo. A ação evangelizadora que os seus militantes desenvolvem em todo o país, conta com diversos grupos de trabalhadores, que mobiliza um número significativo de pessoas. Podem ser militantes da LOC todos os trabalhadores, de qualquer sector de atividade, que depois de uma caminhada de formação, aceitem os seus princípios e estejam dispostos a colocá-los em prática.
Publicações BOLETIM DE MILITANTES Periodicidade: Trimestral Diretor: Glória do Nascimento Teixeira Fonseca JORNAL VOZ DO TRABALHO Periodicidade: Bimestral Diretor: José Augusto Gomes Paixão
Equipa Nacional Equipa Executiva Nacional:
Coordenador: José Augusto Gomes Paixão (2016-2019)
Vice-Coordenadora: Glória do Nascimento Teixeira Fonseca
Tesoureiro: Ricardo Coelho
Secretária: Maria Helena Cordeiro
Assistente: Padre Manuel Oliveira Simões

A Equipa Nacional, órgão máximo do Movimento entre congressos, é constituída, pelos membros da Equipa Executiva Nacional, pelos Coordenadores, os Vice-Coordenadores e os Assistentes Diocesanos. Reúne três vezes por ano.
O Congresso Nacional de Militantes, reúne de três em três anos.
Morada (Sede) Avenida Sidónio Pais, 20 - 4º Dir
Código Postal 1050-215
Localidade LISBOA
Telefone(s) 213 907 711, 938 441 230, 938 441 231, 938 441 232, 938 441 233
Fax 213 907 711
email loc@sapo.pt
Página Web http://www.ecclesia.pt/loc-mtc/
Observações A LOC/MTC faz parte do Fórum dos Movimentos da Ação Católica, da Comissão Nacional de Pastoral Operária (CNPO), da Conferência Nacional de Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) representada por Américo Monteiro. É membro fundador do Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristãos (MMTC) e da Coordenação Europeia do Movimento Trabalhadores Cristãos da Europa (MTCE) representada por Olinda Marques.