Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Obra de Santa Zita (OSZ)
Perfil A Obra de Santa Zita, também designada por OSZ ou apenas por Obra, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza associativa, com aprovação canónica e civil.
Fundada em 1931, na cidade da Guarda, por Monsenhor Joaquim Alves Brás – Sacerdote da referida diocese. A sua origem teve em vista, desde o início, a promoção integral da Família, através da promoção da pessoa, em especial da dignificação da Mulher, e em particular, da empregada doméstica, ao tempo uma classe socialmente marginalizada e profissionalmente sem direitos, nem proteção de qualquer espécie.
Com o evoluir da história, no aspeto social e familiar, a Obra de Santa Zita, alargou o seu âmbito de acção, desenvolvendo actividades com fins similares de apoio à família, O lema "Mãos no trabalho coração em Deus" é a expressão da síntese fé/vida proposto para todos aqueles que, de qualquer forma, se associam à Obra, para que, à imitação de Santa Zita, procurem viver a espiritualidade do trabalho, e melhor realizar a sua missão ao serviço de Deus e da Igreja, no apoio à juventude, à mulher, à pessoa idosa, e aos mais carenciados, pela defesa da vida e da família.
Características: Enquanto Obra de Igreja a OSZ tem uma vocação marcadamente apostólica de que procura imbuir toda a sua vida e ação. Como IPSS, a OSZ apresenta um cariz social e solidário que se traduz em ações de apoio a diversos sectores carenciados da população: crianças, jovens famílias e idosos, e na promoção do voluntariado.
Metodologia: A OSZ aposta na formação como meio privilegiado de prevenção de situações de risco e de carência humana, familiar e social, e crescimento integral e integrante da pessoa.
Atividades e Serviços: Vertente Social: A OSZ tem a funcionar diversos equipamentos de apoio à infância com as valências de Creche e Jardim-de-infância, ATL, e um Centro de Acolhimento temporário de crianças em situação de risco; Lares, Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário de Idosos; Secretariados de emprego e assistência a pessoas carenciadas. Vertente de Formação: Cursos Doméstico-Familiares, Cursos Profissionais, e ações de formação contínua. A OSZ é a entidade fundadora da Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social – Fundação Monsenhor Alves Brás – desenvolve os cursos de Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Turismo, entre outros, e inúmeras ações de formação contínua acreditada pela DGERT. Vertente Apostólica: Promove reuniões, palestras, retiros, encontros de reflexão e outras iniciativas de cariz religioso, cultural, associativo, e apostólico.
Implantação A OSZ tem sedes locais nas dioceses de: Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto e Viseu e ainda algumas associadas nas dioceses de Beja, Bragança, Leiria-Fátima, Santarém e Viana do Castelo.
Publicações BEM-FAZER (suplemento do Jornal da Família) Periodicidade: Bimensal ALMANAQUE DE SANTA ZITA Periodicidade: Anual
Equipa Nacional Presidente: Maria do Céu Campos Simões (2016-2020)
Vice-presidente: Maria Lúcia Chaves Duarte
Secretária: Maria de Nazaré da Silva Soares
Tesoureira: Maria do Carmo Vilaça Cerqueira
Vogal: Maria José de Jesus Carvalho
Assistente: Padre António Vidal Pereira Dias
Morada (Sede) Rua de Santo António à Estrela, 35
Código Postal 1399-043
Localidade LISBOA
Telefone(s) 213942420, 925299052 (Presidente)
Fax 213962502
email oszsede@gmail.com, geral@osz.pt, mccsimoes@gmail.com
Página Web www.osz.pt
Observações Edita e divulga ainda vários livros e opúsculos.