Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Encontro Matrimonial
Perfil Encontro Matrimonial/World Marriage Encounter (EM) é um movimento de casais, sacerdotes e religiosas, que tem como objetivo aprofundar a relação dos casais – homem e mulher – e o enriquecimento da relação de sacerdotes e religiosas com as suas comunidades.
Para tal oferece-lhes uma experiência de diálogo própria e uma comunidade de apoio permanente.
Sendo um movimento católico, está aberto a casais de outras religiões e não-crentes, numa linha de grande respeito por todos.
Encontro Matrimonial destina-se a casais, com uma relação de amor estável, e sacerdotes ou religiosas, que sentem a inquietação de ir mais longe na sua caminhada, sem acomodação à rotina e com o desejo de ultrapassarem as dificuldades do mundo atual.
O caminho em Encontro Matrimonial inicia-se com a participação num Fim de Semana (FDS), que é uma experiência de conhecimento de si mesmo e do outro, numa caminhada de escuta e confiança.
Tem a participação de uma equipa de 3 casais e um sacerdote que, através de um conjunto de temas, testemunham de modo concreto as suas experiências de vida.
As partilhas sobre cada tema são apresentadas ao grupo, sendo o ponto de partida para o diálogo; depois de cada partilha, marido e mulher dispõem de um tempo para dialogarem a sós. Sacerdotes ou religiosas dialogam com outro sacerdote/religiosa ou com um casal da equipa.
Ao longo do FDS são apresentados 14 temas, percorrendo um caminho progressivo e coerente que vai da interiorização de sentimentos, pensamentos e comportamentos de si próprio, à escuta e confiança no outro, até ao diálogo aberto ao nível dos sentimentos, como chave de toda a comunicação e de toda a relação.
Após o FDS, os casais, sacerdotes e religiosas são convidados a continuar o aprofundamento dos temas do FDS, integrando-se em pequenos grupos, denominados Grupos de Caminhada, sempre em dinâmica de partilha e diálogo.
Também são desafiados à participação em encontros de comunidade periódicos.
O Encontro Matrimonial tem uma equipa coordenadora nacional, constituída por um casal e um sacerdote, responsável por:
- Conservar e difundir os carismas de EM – acolhimento, conversão, redescoberta do nosso próprio sonho e experiência de Igreja - e velar pela solidez e equilíbrio dos quatro pilares do Movimento – Fim de semana, equipas, comunidade e estrutura;
- Preservar, viver e fazer viver os carismas do EM;
- Difundir a espiritualidade do EM junto das hierarquias religiosas e/ou políticas a nível nacional.
O Movimento está estruturado em Regiões e Comunidades, cada uma com uma equipa coordenadora eclesial.

Implantação Encontro Matrimonial é um movimento mundial, com meio século de existência, que está presente em cerca de 90 países nos cinco continentes. Iniciou-se em Portugal com a realização em Lisboa do primeiro FDS em janeiro de 1982, com o apoio de uma equipa de casais e sacerdote espanhóis. Expandiu-se em 1985 ao Porto e, posteriormente, a toda a Região Norte. Em 1991 realizou-se em Paris o 1º FDS para a Comunidade portuguesa aí residente. No ano seguinte iniciou-se a expansão ao Centro e em 1995 aos Açores. Em 2001 realiza-se o 1º FDS no Luxemburgo para a comunidade portuguesa. Nesse mesmo ano, a Margem Sul, até aí integrada na Região de Lisboa, autonomiza-se e constitui-se a Região Sul que vai de Almada/ Barreiro até ao Alentejo. Em 2011 ocorreu o 1º FDS da Beira Alta. Nestes 33 anos realizaram-se em Portugal e nas Comunidades portuguesas do Luxemburgo e de Paris 300 FDS, em que participaram cerca de 4 500 casais, 150 sacerdotes e 50 religiosas. Encontro Matrimonial organiza também FDS para Noivos, que algumas paróquias consideram uma boa solução como preparação para o Matrimónio. Foram realizados 22 FDS em Portugal e na Comunidade portuguesa em Paris, em que participaram 372 casais de noivos.
Publicações Jornal 10/10 Periodicidade: Trimestral Diretor: Paulo Pires Coelho
Equipa Nacional Coordenadores: Rita e Luís Miguel Cruz (2017-2020);
tlm. 966053402; 967855533;
Pe. Luís Manuel Bairrada; tlm. 966092654
Morada (Sede) Rua da Paz, 21 -- Canaviais
Código Postal 7005-367 ÉVORA
Localidade Canaviais
Telefone(s)
Fax
email em.acreditar.no.amor@gmail.com
Página Web www.encontromatrimonialdeportugal.com
Observações Não temos assistente. A equipa coordenadora nacional é uma equipa eclesial formada por um casal e um sacerdote.