Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Perfil Proémio Histórico
As primeiras Universidades foram como é sabido, instituídas pela Igreja, que ainda hoje reivindica o seu direito de fundar e manter escolas de todos os níveis e ramos de saber, independentemente do meio geográfico ou histórico em que se situam.
Progressivamente, de acordo com o espírito do tempo, as Universidades, mesmo de origem eclesiástica, foram absorvidas pelos Estados.
Reconhecendo, no entanto, a necessidade de novas instituições que, além da sua missão universitária, tivessem em vista a formação integral do homem, iluminada e inspirada pelos valores da cultura cristã, a Igreja fundou, sobretudo a partir do século passado, novas Universidades, que se foram designando por Universidades Católicas. Desta forma acentua-se não só a origem eclesiástica de tais instituições mas também a sua orientação em face do espírito que as informa.
Em 1967, graças a um impulso que vinha de longe e à preparação progressivamente conduzida pela Conferência Episcopal Portuguesa, sob a égide do Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira, foi possível dar início efetivo à instalação de uma Universidade Católica.
Em 30 de Junho de 1967, o Cardeal Cerejeira benze solenemente e coloca a primeira pedra da atual sede da Universidade Católica Portuguesa. A 13 de Outubro do mesmo ano, a Congregação Romana da Educação Católica, pelo decreto Lusitanorum nobilissima gens, procede à ereção das instituições académicas da Universidade, estabelecendo a Faculdade de Filosofia de Braga «como primeira efetuação da Universidade Católica Portuguesa».
No ano seguinte, a 19 de Outubro, é aberta em Lisboa a Faculdade de Teologia. Ao mesmo tempo, provêem-se os titulares dos principais cargos académicos, sendo designado Vice-Reitor, em exercício de Reitor, o Prof. Doutor José Bacelar e Oliveira, sj.
Pelo Decreto-Lei nº 307/71, de 15 de Julho, o Estado Português reconhece a personalidade jurídica da UCP, que considera como «pessoa coletiva de utilidade pública», e determina também que os títulos, graus e diplomas por ela conferidos gozem do mesmo valor e dos mesmos efeitos que os das restantes Universidades portuguesas. No mesmo ano, a Congregação Romana da Educação Católica, pelo Decreto Humanam eruditionem, datado de 1 de Outubro, erege canonicamente a Universidade.
Atualmente é pelo Decreto-Lei nº 128/90, de 17 de Abril, que a Universidade recebe o seu enquadramento jurídico no confronto com as instituições congéneres de ensino superior universitário. A especificidade que lhe é própria advém da natureza da sua ereção pela Congregação Romana da Educação Católica, ao abrigo da Concordata de 1940 entre Portugal e a Santa Sé. A nova Concordata, assinada em 18 de Maio de 2004, vem reconhecer expressamente tal especificidade no seu artº 21º, nº 3.
Enquanto instituição universitária, a UCP tem por objetivo essencial a investigação científica e a docência a nível superior. Além desta finalidade principal, compete-lhe, como Universidade, promover e difundir a cultura e ministrar uma formação profissional de alta qualificação. Em razão da sua natureza específica, a UCP procura realizar os seus objetivos à luz dos princípios cristãos e da fé católica, embora esteja aberta a pessoas que não professam a mesma fé. Deste modo, ela reivindica o direito – e constitui-se na obrigação – de preservar a sua natureza de instituição da Igreja e os objetivos que dela decorrem, exigindo de quantos nela trabalham ou se inscrevem o respeito pelos valores cristãos.

Governo e Administração
A UCP está sujeita a um sistema misto de governo e administração superior, em que se combinam as responsabilidades da Hierarquia da Igreja, as exigências de autonomia e de uma conveniente participação da sociedade civil em que se integra.
1. A Congregação Romana da Educação Católica exerce jurisdição sobre a UCP, diretamente ou por intermédio do Magno Chanceler, que é o Patriarca de Lisboa.
2. A Conferência Episcopal Portuguesa mantém, orienta e supervisiona a UCP, sendo esta sua competência exercida em assembleia plenária, ou sob a forma que ela designar.
3. O Magno Chanceler promove a atividade científica, o progresso do conhecimento da fé e o aprofundamento evangélico da vida cristã no seio da UCP, competindo-lhe, em especial, manter a Congregação da Educação Católica ao corrente da vida universitária e tomar as resoluções necessárias ao seu bom funcionamento. O Magno Chanceler preside também ao Conselho Superior da UCP.
4. O Conselho Superior é um órgão colegial de governo que superintende na vida institucional e no governo e administração superior da UCP. É coadjuvado por um Secretariado Executivo cujas funções são exercidas pelo Conselho de Reitoria e deve ser ouvido pelo Reitor em todos os assuntos de especial importância e relevo para a UCP.
5. O Reitor dirige e supervisiona a vida universitária, representa e tem poder para governar e administrar superiormente a UCP. O seu mandato é de 4 anos, renovável, e pode delegar o exercício das suas funções em um ou mais vice-reitores, que também o substituem nas suas ausências ou impedimentos. É coadjuvado pelo Conselho de Reitoria e pelo Conselho de Gestão Financeira.

Estrutura
A Universidade Católica Portuguesa, indo ao encontro das necessidades locais, adotou desde o início uma estrutura regional, com unidades sediadas em diversas dioceses do País. Para além da sede em Lisboa, as unidades da UCP agrupam-se atualmente em 3 Centros Regionais, a saber, Centro Regional do Porto, Centro Regional de Viseu e Centro Regional de Braga. Em 1999 a Escola Superior de Biotecnologia do Centro Regional do Porto abriu uma extensão nas Caldas da Rainha e, em 2000, a Faculdade de Engenharia instalou-se num novo campus universitário no concelho de Sintra. Em 2006 a UCP, com a criação, na dependência do Instituto de Ciências da Saúde, da Escola Superior Politécnica de Saúde, passou a integrar o ensino politécnico. Todos os cursos de licenciatura da UCP foram adequados ao modelo de Bolonha em 2006/07. Em 2007/08, foi a vez dos mestrados e doutoramentos serem também adequados ao novo modelo de organização do ensino superior.
Implantação Patriarcado de Lisboa
Sede - Reitora: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (gabinetereitoria@reitoria.ucp.pt), Vice-reitores: Profª. Doutora Teresa Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga, P. Doutor José Manuel Pereira de Almeida, Prof. Doutor Miguel José Pereira Athayde Marques, Prof. Doutor Luís Gustavo Pereira Marques Martins, Prof. Doutor Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto, Administradora: Drª. Helena Brissos de Almeida, Capelão: P. Miguel Vasconcelos (capelania@ucp.pt). Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214000, www.ucp.pt
Faculdade de Teologia – Diretor: Profª. Doutora Ana Jorge. Tel. 217214150, ana.jorge@ft.lisboa.ucp.pt (Diretora). Revista da Faculdade: Didaskalia.
Instituto de Estudos de Religião – Diretor: Prof. Doutor Alfredo Teixeira (Alfredo.teixeira@ft.lisboa.ucp.pt)
Faculdade de Ciências Humanas – Diretor: Nelson Costa Ribeiro. Tel. 217214190, nelson.ribeiro@fch.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Instituto de Ciências da Família – Coordenadora: Prof.ª Doutora Helena Rebelo Pinto. Tel. 217214018, rlopes@fch.lisboa.ucp.pt (Coordenadora).
Instituto de Estudos Orientais – Diretor: Prof. Doutor Jorge Manuel Ribeiro dos Santos Alves. Tel. 217214194, ieo@lisboa.ucp.pt (Diretor).
Faculdade de Direito – Diretor da Faculdade: Prof. Doutor Mário António de Sousa Aroso de Almeida (almeida@porto.ucp.pt).
Diretor da Escola de Lisboa – Prof. Doutor Jorge Pereira da Silva. Tel. 217214170, jsilva@fd.lisboa.ucp.pt (Diretor). Revista da Faculdade: Direito e Justiça.
Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais|Católica Lisbon School of Business & Economics – Diretor: Prof. Doutor Nuno Fernandes. Tel. 217270250, nuno.fernandes@clsbe.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Instituto de Estudos Políticos (IEP) – Diretor: Prof. Doutor João Carlos Espada. Tel. 217214129, jespada@iep.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Diretor: Prof. Doutor Alexandre de Lemos Castro Caldas. Tel. 217214147, acastrocaldas@ics.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Escola de Enfermagem (Lisboa) – Coordenador: Prof. Doutor Sérgio Deodato. Tel. 217214147, sdeodato@ics.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Instituto Superior de Direito Canónico (ISDC) – Diretor: P. Doutor João Seabra. Tel. 217214126, padrejoaoseabra@ucp.pt (Diretor). Revista do Instituto: Forum Canonicum.
Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP): Presidente da Direção: Prof. Doutor Fernando Ilharco. Tel. 217214133, cepcep@fch.lisboa.ucp.pt (Diretor). Revista do Centro: Povos e Culturas.
Católica Lisbon Research Unit in Business and Economics (CUBE) – Diretor: Prof. Doutor David Leonard Patient. Tel. 217214122, católica-lisbon-research@ucp.pt (Diretor).
Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) – Diretor: Prof. Doutor Peter Henrich Hanenberg. Tel 217214018, hanenberg@fch.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) – Diretor: Prof. Doutor Carlos Ventura Morujão. Tel. 217214127, cmorujao@fch.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Catolica Research Centre for Psychological, Family and Social Wellbeing (CRC-W) – Diretora: Profª Doutora Rita Francisco. Tel. 217214199, ritafrancisco@fch.ucp.pt (Diretora).
Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) – Diretor: Prof. Doutor Paulo Fontes. Tel. 217214130; secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt. Revista do Centro: Lusitania Sacra.
Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) – Diretora: Profª Doutora Luísa Maria Almendra. Tel. 217214135; luisa.almendra@ft.ucp.pt (Diretora).
Centro de Estudos e Investigação em Direito (CEID) – Diretora: Doutora Sofia Pais. Tel. 226196200; spais@porto.ucp.pt (Diretora).
Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP) – Diretor: Prof. Doutor André Azevedo Alves. Tel. 217214000; azevedoalves@iep.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) – Diretor: Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas. Tel. 217214147; acastrocaldas@ics.lisboa.ucp.pt (Diretor).
Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) – Diretor: Prof. Doutor André Azevedo Alves. Tel. 217214040, cesop@cesop.lisboa.ucp.pt
Centro de Ética Económica e Empresarial (CEEE) – Diretor: Dr. Tommaso Ramus. Tel. 217270250, cebe@ucp.pt Centro de Estudos Aplicados (CEA) – Diretor: Prof. Doutor Ricardo Ferreira Reis. Tel. Tel. 217206241, cea@.ucp.pt
Biblioteca Universitária João Paulo II – Edifício da Biblioteca. Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214016, hip.lisboa.ucp.pt. A Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII) constitui um centro bibliográfico, documental e de investigação da UCP com cerca de 230.000 volumes e 2.000 publicações periódicas. O seu catálogo está informatizado e acessível online. Destinada prioritariamente aos alunos, professores e funcionários da Universidade, a BUJPII presta também serviço público, propondo-se apoiar o estudo e a pesquisa, a elaboração e a difusão da cultura, em espírito de solidariedade comunitária. Prof. Bibliotecário: Vice-Reitor, Prof. Doutor Luís Gustavo Martins. Adjunto: Dr. Bruno Marçal (bruno.marcal@ucp.pt). Sociedade Científica (SCUCP) A SCUCP pretende congregar, dentro de um esclarecido espírito universitário, professores, estudiosos, publicistas, editores, com a intenção de promover a cultura e investigação científicas na área das ciências sagradas, humanas e exatas, numa perspetiva interdisciplinar e de integração e síntese do saber, e ainda de estimular a vocação científica das novas gerações universitárias, de fomentar a realização de cursos e colóquios, seminários e conferências. Reunindo cerca de 300 personalidades, a SCUCP desenvolve a sua atividade basicamente através das suas secções de Filosofia, Direito, História, Ciências Sociais e Políticas, Ciências e Tecnologia, Linguística e Literatura, Artes, Teologia, Ciências da Saúde, Ciências da Educação, Ciências do Ambiente, Economia, Ciências da Informação. Presidente da Direção: Profª Doutora Luísa Leal de Faria. Tel. 217214136, scientif@lisboa.ucp.pt
Centro de Congressos Cardeal Cerejeira, Auditório Cardeal Medeiros – Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II. Tel. 217214043, apicarra@lisboa.ucp.pt – 406 lugares, salas para seminários, colóquios e reuniões.

Associações de estudantes das unidades
Faculdade de Teologia – Tel. 217214000, aeft@ft.lisboa.ucp.pt
Faculdade de Ciências Humanas – Tel. 217214000; aefch@fch.lisboa.ucp.pt
Escola de Lisboa da Faculdade de Direito – Tel. 217214000, aadireito@fd.lisboa.ucp.pt
Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais / Católica Lisbon School of Business & Economics – Tel. 217214000, geral.ae@clsbe.lisboa.ucp.pt
Instituto de Estudos Políticos – Tel. 217214000, aaiep@iep.lisboa.ucp.pt
Escola de Enfermagem (Lisboa) – Tel. 217214147, aeueelucp@ics.lisboa.pt
Residência Universitária Feminina (RUF) – Diretora: Dra. Teresa Mendes. Rua Diogo Macedo, 5, 1600-055 LISBOA. Tel. 217958761, dirruf@lisboa.ucp.pt (Diretora).

Arquidiocese de Braga
Centro Regional de Braga – Presidente do Centro Regional de Braga: Prof. Doutor João Manuel Correia Rodrigues Duque (Tel. 253206103, secretaria.presidencia@braga.ucp.pt). Rua de Camões, 4710-362 BRAGA. Tel. 253206100.Faculdade de Teologia (núcleo regional) – Diretor-Adjunto: Prof. Doutor Luís Miguel Figueiredo Rodrigues (direccao.facteo@braga.ucp.pt). Rua de Santa Margarida, 4710-306 BRAGA. Tel. 253206100, secretaria.facteo@braga,ucp.pt. Revista: Theologica.
Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Diretor: Prof. Doutor José Manuel Martins Lopes, sj. Largo da Faculdade, 4710-297 BRAGA. Tel. 253206100, direccao.facfil@braga.ucp.pt. Revistas da Faculdade: Revista Portuguesa de Filosofia. Revista Portuguesa de Humanidades.
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos – Diretor: Prof. Doutor Augusto Soares da Silva.

Associações de estudantes das unidades:
Faculdade de Filosofia – Tel. 253201200, aeffb.ucp@gmail.com
Faculdade de Teologia – Tel. 253206115; aefacteobraga@gmail.com
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Filosofia – Tel. 253206100, acfilantigosalunos@gmail.com
Revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia – Cenáculo.
Revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia – Cenai.

Diocese do Porto
Centro Regional do Porto – Presidente do Centro Regional do Porto: Profª Doutora Isabel Braga da Cruz (Tel. 226196293, ibcruz@porto.ucp.pt). Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 PORTO. Tel. 226196200.

Pólo da Foz
Faculdade de Teologia (núcleo regional) – Diretor-Adjunto: Prof. Doutor António Abel Canavarro (marrifana@porto.ucp.pt, Tel. 226196271). Revista do núcleo: Humanística e Teologia.
Faculdade de Direito (Escola do Porto) – Diretor da Escola do Porto: Prof. Doutor Manuel Fontaine (Tel. 226196284, mfontaine@porto.ucp.pt).
Faculdade de Economia e Gestão – Diretora: Profª Doutora Sofia Salgado (ssalgado@porto.ucp.pt, Tel. 226196294).
Escola das Artes – Diretor: Prof. Doutor Nuno Crespo (Tel. 226196271, artes@porto.ucp.pt).
Faculdade de Educação e Psicologia – Diretor: Prof. Doutor Pedro Dias (Tel. 226196274, dnoverca@porto.ucp.pt).
Instituto de Bioética – Diretora: Profª Doutora Ana Sofia Carvalho (Tel. 226196216, acarvalho@porto.ucp.pt).
Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) – Prof. Doutor Nuno Ornelas Martins (Tel. 226196200, ext. 411, nmartins@porto.ucp.pt).
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR): Profª Doutora Cristina Sá (Tel. 226196240, csa@porto.ucp.pt).
Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH): Profª Doutora Raquel Matos (Tel. 226196274, rmatos@porto.ucp.pt).

Pólo da Asprela
Escola Superior de Biotecnologia – Diretora: Profª Doutora Isabel Vasconcelos. Rua Arquiteto Lobão Vital, Apartado 2511, 4202-401 PORTO. Tel. 225580004, ivasconcelos@porto.ucp.pt (Diretora).
Instituto de Ciências da Saúde – Diretora-Adjunta para o Porto: Profª Doutora Margarida Vieira (Tel. 225580073, mmvieira@porto.ucp.pt).
Escola de Enfermagem (Porto) – Coordenadora: Prof.ª Margarida Vieira. mmvieira@ics.porto.ucp.pt
Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) – Profª Doutora Manuela Pintado (Tel. 225580004, mpintado@porto.ucp.pt).

Associações de estudantes das unidades
Faculdade de Teologia – Tel. 226196219.
Escola do Porto da Faculdade de Direito – Tel. 226196217.
Faculdade de Economia e Gestão – Tel. 220930476.
Escola Superior de Biotecnologia – Tel. 225096046.
Escola das Artes – Tel. 226196200.
Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Economia e Gestão (AlumniUCPorto) – Tel. 933426716, AlumniUCPorto@AlumniUCPorto.com

Diocese de Viseu
Centro Regional de Viseu – Presidente do Centro Regional: Prof. Doutor Aires Pereira do Couto. Estrada da Circunvalação, 3504-505 VISEU. Tel. 232419500, aires.couto@crb.ucp.pt
Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais – Diretor: Prof. Doutor Paulo Pereira (Tel. 232419563, ppereira@crb.ucp.pt). Revista: Gestão e Desenvolvimento.
Instituto de Ciências da Saúde (Viseu) – Diretora-Adjunta: Profª Doutora Marlene Barros (Tel. 232419506, mbarros@.ucp.pt).

Associações
Associação Académica de Viseu – Tel. 918631910, aavucp2010@gmail.com

Publicações Reitora: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (gabinetereitoria@reitoria.ucp.pt), Vice-reitores: Profª. Doutora Teresa Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga, P. Doutor José Manuel Pereira d Almeida, Prof. Doutor Miguel José Pereira Athayde Marques, Prof. Doutor Luís Gustavo Pereira Marques Martins, Prof. Doutor Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto, Administradora: Drª. Helena Brissos de Almeida, Capelão: P. Miguel Vasconcelos (capelania@ucp.pt). Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214000, www.ucp.pt
Equipa Nacional Reitora: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (2016-2020)
Vice-reitores: Profª. Doutora Teresa Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga, P. Doutor José Manuel Pereira d Almeida, Prof. Doutor Miguel José Pereira Athayde Marques, Prof. Doutor Luís Gustavo Pereira Marques Martins, Prof. Doutor Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto
Administradora: Dra. Helena Brissos de Almeida
Morada (Sede) Palma de Cima
Código Postal 1649-023
Localidade LISBOA
Telefone(s) 217214000
Fax
email
Página Web www.ucp.pt
Observações