Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Universidade Católica Portuguesa (UCP)
Perfil Proémio Histórico
As primeiras Universidades foram, como é sabido, instituídas pela Igreja, que ainda hoje reivindica o seu direito de fundar e manter escolas de todos os níveis e ramos de saber, independentemente do meio geográfico ou histórico em que se situam.
Progressivamente, de acordo com o espírito do tempo, as Universidades, mesmo de origem eclesiástica, foram absorvidas pelos Estados.
Reconhecendo, no entanto, a necessidade de novas instituições que, além da sua missão universitária, tivessem em vista a formação integral do homem, iluminada e inspirada pelos valores da cultura cristã, a Igreja fundou, sobretudo a partir do século passado, novas Universidades, que se foram designando por Universidades Católicas. Desta forma acentua-se não só a origem eclesiástica de tais instituições mas também a sua orientação em face do espírito que as informa.
Em 1967, graças a um impulso que vinha de longe e à preparação progressivamente conduzida pela Conferência Episcopal Portuguesa, sob a égide do Cardeal Patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira, foi possível dar início efetivo à instalação de uma Universidade Católica.
Em 30 de Junho de 1967, o Cardeal Cerejeira benze solenemente e coloca a primeira pedra da atual sede da Universidade Católica Portuguesa. A 13 de Outubro do mesmo ano, a Congregação Romana da Educação Católica, pelo decreto Lusitanorum nobilissima gens, procede à ereção das instituições académicas da Universidade, estabelecendo a Faculdade de Filosofia de Braga “como primeira efetuação da Universidade Católica Portuguesa”.
No ano seguinte, a 19 de Outubro, é aberta em Lisboa a Faculdade de Teologia. Ao mesmo tempo, provêem-se os titulares dos principais cargos académicos, sendo designado Vice-Reitor, em exercício de Reitor, o Prof. Doutor José Bacelar e Oliveira, SJ.
Pelo Decreto-Lei nº 307/71, de 15 de Julho, o Estado Português reconhece a personalidade jurídica da UCP, que considera como “pessoa coletiva de utilidade pública”, e determina também que os títulos, graus e diplomas por ela conferidos gozem do mesmo valor e dos mesmos efeitos que os das restantes Universidades portuguesas. No mesmo ano, a Congregação Romana da Educação Católica, pelo Decreto Humanam eruditionem, datado de 1 de Outubro, erege canonicamente a Universidade.
Atualmente, é pelo Decreto-Lei nº 128/90, de 17 de Abril, que a Universidade recebe o seu enquadramento jurídico no confronto com as instituições congéneres de ensino superior universitário. A especificidade que lhe é própria advém da natureza da sua ereção pela Congregação Romana da Educação Católica, ao abrigo da Concordata de 1940 entre Portugal e a Santa Sé. A nova Concordata, assinada em 18 de Maio de 2004, vem reconhecer expressamente tal especificidade no seu artº 21º, nº 3.
Enquanto instituição universitária, a UCP tem por objetivo essencial a investigação científica e a docência a nível superior. Além desta finalidade principal, compete-lhe, como Universidade, promover e difundir a cultura e ministrar uma formação profissional de alta qualificação. Em razão da sua natureza específica, a UCP procura realizar os seus objetivos à luz dos princípios cristãos e da fé católica, embora esteja aberta a pessoas que não professam a mesma fé. Deste modo, ela reivindica o direito – e constitui-se na obrigação – de preservar a sua natureza de instituição da Igreja e os objetivos que dela decorrem, exigindo de quantos nela trabalham ou se inscrevem o respeito pelos valores cristãos.

Governo e Administração
A UCP está sujeita a um sistema misto de governo e administração superior, em que se combinam as responsabilidades da Hierarquia da Igreja, as exigências de autonomia e de uma conveniente participação da sociedade civil em que se integra.
1. A Congregação Romana da Educação Católica exerce jurisdição sobre a UCP, diretamente ou por intermédio do Magno Chanceler, que é o Patriarca de Lisboa.
2. A Conferência Episcopal Portuguesa mantém, orienta e supervisiona a UCP, sendo esta sua competência exercida em assembleia plenária, ou sob a forma que ela designar.
3. O Magno Chanceler promove a atividade científica, o progresso do conhecimento da fé e o aprofundamento evangélico da vida cristã no seio da UCP, competindo-lhe, em especial, manter a Congregação da Educação Católica ao corrente da vida universitária e tomar as resoluções necessárias ao seu bom funcionamento. O Magno Chanceler preside também ao Conselho Superior da UCP.
4. O Conselho Superior é um órgão colegial de governo que superintende na vida institucional e no governo e administração superior da UCP. É coadjuvado por um Secretariado Executivo cujas funções são exercidas pelo Conselho de Reitoria e deve ser ouvido pelo Reitor em todos os assuntos de especial importância e relevo para a UCP.
5. O Reitor dirige e supervisiona a vida universitária, representa e tem poder para governar e administrar superiormente a UCP. O seu mandato é de 4 anos, renovável, e pode delegar o exercício das suas funções em um ou mais vice-reitores, que também o substituem nas suas ausências ou impedimentos. É coadjuvado pelo Conselho de Reitoria e pelo Conselho de Gestão Financeira.
Estrutura
A Universidade Católica Portuguesa, indo ao encontro das necessidades locais, adotou desde o início uma estrutura regional, com unidades sediadas em diversas dioceses do País. Para além da sede em Lisboa, as unidades da UCP agrupam-se atualmente em 3 Centros Regionais, a saber, Centro Regional do Porto, Centro Regional das Beiras (Viseu) e Centro Regional de Braga. Em 1999 a Escola Superior de Biotecnologia do Centro Regional do Porto abriu uma extensão nas Caldas da Rainha e, em 2000, a Faculdade de Engenharia instalou-se num novo campus universitário no concelho de Sintra. Em 2006 a UCP, com a criação, na dependência do Instituto de Ciências da Saúde, da Escola Superior Politécnica de Saúde, passou a integrar o ensino politécnico. Todos os cursos de licenciatura da UCP foram adequados ao modelo de Bolonha em 2006/07. Em 2007/08, foi a vez dos mestrados e doutoramentos serem também adequados ao novo modelo de organização do ensino superior.

Implantação 1. DIOCESE DE LISBOA a) Sede: Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214000; Fax 217260546; www.ucp.pt. Reitora: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil – gabinetereitoria@reitoria.ucp.pt; Vice-reitores: Profª. Doutora Teresa Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga, Pe. Doutor José Tolentino Calaça de Mendonça, Prof. Doutor Miguel José Pereira Athayde Marques, Prof. Doutor Luís Gustavo Pereira Marques Martins; Pró-Reitor: Prof. Doutor Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto; Administradora: Dra. Helena Brissos de Almeida; Capelão: Pe. Miguel Vasconcelos – capelania@ucp.pt. - Faculdade de Teologia: Diretor: Prof. Doutor João Duarte Lourenço – jlourenco@ft.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214150; Fax: 217214165. Revista da Faculdade: Didaskalia. - Faculdade de Ciências Humanas: Diretor: Nelson Costa Ribeiro - nelson.ribeiro@fch.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214190; Fax 217271700. - Faculdade de Direito: Diretor da Faculdade: Prof. Doutor Mário António de Sousa Aroso de Almeida – malmeida@porto.ucp.pt. Director da Escola de Lisboa: Prof. Doutor Jorge Pereira da Silva – jsilva@fd.lisboa.ucp.pt ; Tel. 217214170; Fax 217214177. Revista da Faculdade: Direito e Justiça. - Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais|Católica Lisbon School of Business & Economics: Diretor: Prof. Doutor Francisco Veloso – fve@clsbe.lisboa.ucp.pt; Tel. 217270250; Fax 217270252. - Instituto de Ciências da Família (inserido na Faculdade de Ciências Humanas) (ICF): Coordenadora: Prof.ª Doutora Helena Rebelo Pinto – rlopes@fch.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214018 - Instituto de Estudos Orientais (inserido na Faculdade de Ciências Humanas) (IEO): Diretor: Prof. Doutor jorge Manuel Ribeiro dos Santos Alves – ieo@lisboa.ucp.pt; Tel. 217214194 - Instituto de Estudos Políticos (IEP): Diretor: Prof. Doutor João Carlos Espada – jespada@iep.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214129; Fax 217271836. -Instituto de Ciências da Saúde (ICS): Diretor: Prof. Doutor Alexandre de Lemos Castro Caldas – acastrocaldas@ics.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214147; Fax 217260546. -Escola de Enfermagem (Lisboa) - Coordenador: Prof. Doutor Sérgio Deodato – sdeodato@ics.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214147; Fax 217260546 - Instituto Superior de Direito Canónico (ISDC): Diretor: Pe. Doutor João Seabra – padrejoaoseabra@ucp.pt; Tel. 217214126; Fax 217265583. Revista do Instituto: Forum Canonicum. - Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP): Presidente da Direcção: Eng. Roberto da Luz Carneiro – cepcep@fch.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214133. Revista do Centro: Povos e Culturas. - Centro de Estudos Aplicados (CEA): Diretora: Prof.ª Doutora Maria Leonor Martins Ribeiro Modesto – lrm@clsbe.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214122. - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC): Diretor: Prof. Doutor Peter Henrich Hanenberg – hanenberg@fch.lisboa.ucp.pt; Tel: 217214018. - Centro de Estudos de Filosofia (CEFi): Diretor: Prof. Doutor Carlos Ventura Morujão – cmorujao@fch.lisboa.ucp.pt ; Tel. 217214127. - Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) – Diretor: Prof. Doutor Paulo Fontes – secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214130. Revista do Centro: Lusitania Sacra. - Centro de Estudos de Religiões e Culturas Cardeal Höffner (CERC) – Diretor: Prof. Doutor José Tolentino Mendonça - josetolentinomendonca@reitoria.ucp.pt; Tel. 217214135. - Centro de Estudos e Investigação em Direito (CEID) – Diretor: Prof. Doutor Rui Medeiros - rmedeiros@fd.lisboa.ucp.pt; Tel.: 217214000. …- Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP) – Diretor: Prof. Doutor Prof. Doutor André Azevedo Alves - azevedoalves@iep.lisboa.ucp.pt; Tel.: 217214000. - Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) – Diretor: Alexandre Castro Caldas - acastrocaldas@ics.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214147. - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP): Diretora: Profª Doutora Verónica Policarpo – cesop@cesop.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214040; Fax 217275188. - Centro de Ética Económica e Empresarial (CEEE) Diretor: Pe. Doutor João Seabra – padrejoaoseabra@ucp.pt; Tel. 21 7214270 - Católica Lisbon Research Unit in Business and Economics - CUBE: Diretor: Prof. Doutor Pedro Oliveira – poliveira@clsbe.lisboa.ucp.pt; Tel. 217214122. - Biblioteca Universitária João Paulo II – Edifício da Biblioteca. Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214016; http://hip.lisboa.ucp.pt. A Biblioteca Universitária João Paulo II (BUJPII) constitui um centro bibliográfico, documental e de investigação da UCP com cerca de 230.000 volumes e 2.000 publicações periódicas. O seu catálogo está informatizado e acessível online. Destinada prioritariamente aos alunos, professores e funcionários da Universidade, a BUJPII presta também serviço público, propondo-se apoiar o estudo e a pesquisa, a elaboração e a difusão da cultura, em espírito de solidariedade comunitária. Prof. Bibliotecário: Vice-Reitor, Prof. Doutor José Tolentino de Mendonça. Adjunto: Dr. Alfredo Magalhães Ramalho – amr@lisboa.ucp.pt. - Sociedade Científica (SCUCP) A SCUCP pretende congregar, dentro de um esclarecido espírito universitário, professores, estudiosos, publicistas, editores, com a intenção de promover a cultura e investigação científicas na área das ciências sagradas, humanas e exatas, numa perspetiva interdisciplinar e de integração e síntese do saber; e ainda de estimular a vocação científica das novas gerações universitárias, de fomentar a realização de cursos e colóquios, seminários e conferências. Reunindo cerca de 300 personalidades, a SCUCP desenvolve a sua atividade basicamente através das suas secções de Filosofia, Direito, História, Ciências Sociais e Políticas, Ciências e Tecnologia, Linguística e Literatura, Artes, Teologia, Ciências da Saúde, Ciências da Educação, Ciências do Ambiente, Economia, Ciências da Informação. Presidente da Direção: Prof. Doutor Manuel José do Carmo Ferreira – scientif@lisboa.ucp.pt;Tel. 217214136; Fax 217260546. Vice-Presidente: Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira. - Centro de Congressos Cardeal Cerejeira – Auditório Cardeal Medeiros – 406 lugares; salas para seminários, colóquios e reuniões (Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II) – apicarra@lisboa.ucp.pt; Tel. 217214043. Associações de estudantes das unidades: Faculdade de Teologia – Tel. 217 214000; aeft@ft.lisboa.ucp.pt. Faculdade de Ciências Humanas – Tel. 217214000; aefch@fch.lisboa.ucp.pt. Escola de Lisboa da Faculdade de Direito – Tel. 217214000; aadireito@fd.lisboa.ucp.pt. Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais / Católica Lisbon School of Business & Economics – Tel. 217214000; geral.ae@clsbe.lisboa.ucp.pt. Instituto de Estudos Políticos – Tel. 217214000; aaiep@iep.lisboa.ucp.pt. Escola de Enfermagem (Lisboa) – Tel. 217214147; aeueelucp@ics.lisboa.pt. b) Residência Universitária Feminina (RUF): Diretora: Dra. Teresa Mendes – dirruf@lisboa.ucp.pt – Rua Diogo Macedo, 5, 1600-055 LISBOA. Tel. 217958761; Fax 217958543. 2. DIOCESE DE BRAGA Centro Regional de Braga: Rua de Camões, 4710-362 BRAGA. Tel. 253206100; Fax: 253206108. Presidente do Centro Regional de Braga: – Prof. Doutor João Manuel Correia Rodrigues Duque – secretaria.presidencia@braga.ucp.pt; Tel. 253206103; Fax 253206108. Faculdade de Teologia (núcleo regional): Rua de Sta. Margarida, 4710-306 BRAGA. Tel. 253206100; Fax 253206113; secretaria.facteo@braga,ucp.pt. Diretor-Adjunto: – Prof. Doutor João Manuel Correia Rodrigues Duque – direccao.facteo@braga.ucp.pt . Revista: Theologica. Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Largo da Faculdade, 4710-297 BRAGA. Tel. 253206100; Fax 253213940. Diretor: Prof. Doutor Miguel António Costa Gonçalves – direccao.facfil@braga.ucp.pt. Revistas da Faculdade: Revista Portuguesa de Filosofia; Revista Portuguesa de Humanidades. Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos: Diretor: Prof. Doutor Augusto Soares da Silva. Associações de estudantes das unidades: Faculdade de Filosofia – Tel. 253201200; aeffb.ucp@gmail.com. Faculdade de Teologia – Tel. 253206115; aefacteobraga@gmail.com. Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Filosofia – Tel. 253206100; acfilantigosalunos@gmail.com. Revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia: Cenáculo. Revista da Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia: Cenai. 3. DIOCESE DO PORTO Centro Regional do Porto: Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 PORTO, Tel. 226196200, Fax: 226196291. Presidente do Centro Regional do Porto: Prof. Doutor Manuel Afonso Vaz - mvaz@porto.ucp.pt; Tel. 226196293; Fax 226196291. a) PÓLO DA FOZ Faculdade de Teologia (núcleo regional): Diretor-Adjunto: Prof. Doutor Adélio Lima Pinto – marrifana@porto.ucp.pt; Tel. 226196271; Revista do núcleo: Humanística e Teologia. Faculdade de Direito (Escola do Porto): Diretor da Escola do Porto: Prof. Doutor Manuel Fontaine – mfontaine@porto.ucp.pt ; Tel. 226196284. Faculdade de Economia e Gestão: Diretora: Profª Doutora Sofia Salgado – ssalgado@porto.ucp.pt; Tel.226196294 Escola das Artes: Diretora: Profª Doutora Laura Castro - lcastro@porto.ucp.pt; artes@porto.ucp.pt; Tel. 226196271 Faculdade de Educação e Psicologia: Diretor: Prof. Doutor Pedro Dias; dnoverca@porto.ucp.pt; Tel. 226196274 Instituto de Bioética: Diretora: Profª Doutora Ana Sofia Carvalho – acarvalho@porto.ucp.pt; Tel. 226196216 Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE): Prof. Doutor Ricardo Landeiro de Sousa Gonçalves – rgoncalves@porto.ucp.pt; Tel. 226196200; ext. 411 Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR): Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa – gsousa@porto.ucp.pt; Tel. 226196240 Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH): Prof. Doutor António Godinho da Fonseca - afonseca@porto.ucp.pt; Tel. 226196274. b) PÓLO DA ASPRELA Escola Superior de Biotecnologia: Rua Arquiteto Lobão Vital, Apartado 2511, 4202-401 Porto. Tel. 225580004; Fax 225090351. Diretora: Profª Doutora Isabel Vasconcelos – ivasconcelos@porto.ucp.pt Instituto de Ciências da Saúde – Diretora-Adjunta para o Porto: Profª Doutora Margarida Vieira – mmvieira@porto.ucp.pt; Tel. 225580073; Escola de Enfermagem (Porto) – Coordenadora: Prof.ª Margarida Vieira – mmvieira@ics.porto.ucp.pt Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF): Prof. Doutor Tim Hogg – thogg@porto.ucp.pt ; Tel. 225580004 Associações de estudantes das unidades: Faculdade de Teologia – Tel. 226196219; Escola do Porto da Faculdade de Direito – Tel. 226196217; Faculdade de Economia e Gestão – Tel. 220930476; Escola Superior de Biotecnologia – Tel. 225096046; Escola das Artes – Tel. 226196200 Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Economia e Gestão – AlumniUCPorto: Tel. 933426716; AlumniUCPorto@AlumniUCPorto.com 4. DIOCESE DE VISEU Centro Regional de Viseu: Estrada da Circunvalação, 3504-505 VISEU. Tel. 232419500; Fax 232428344. Presidente do Centro Regional: Prof. Doutor Aires Pereira do Couto – aires.couto@crb.ucp.pt. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais: Diretor: Prof. Doutor Paulo Pereira – ppereira@crb.ucp.pt; Tel. 232419563 – Revista: Gestão e Desenvolvimento. Departamento de Arquitectura, Ciências e Tecnologia: Diretor: Prof. Doutor Aires Pereira do Couto – aires.couto@crb.ucp.pt ; Tel. 232419506. Instituto de Ciências da Saúde (Viseu): Diretor: Prof. Doutor Alexandre Lemos Castro Caldas – acastrocaldas@ics.lisboa.ucp.pt; Tel. 232419506. Associações: Associação Académica de Viseu – Tel. 918631910 – aavucp2010@gmail.com
Publicações Reitora: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil (gabinetereitoria@reitoria.ucp.pt); Vice-reitores: Profª. Doutora Teresa Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga, Pe. Doutor José Tolentino Calaça de Mendonça, Prof. Doutor Miguel José Pereira Athayde Marques, Prof. Doutor Luís Gustavo Pereira Marques Martins; Pró-Reitor: Prof. Doutor Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto; Administradora: Dra. Helena Brissos de Almeida; Capelão: P. Hugo Miguel Santos (capelania@ucp.pt). Palma de Cima, 1649-023 LISBOA. Tel. 217214000; Fax 217260546; http://www.ucp.pt
Equipa Nacional Reitora: Profª Doutora Maria da Glória Ferreira Pinto Dias Garcia (2012-2016)
Vice-reitores: Profª Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil, Prof. Doutor José Tolentino Calaça Mendonça e Prof. Doutor Mário António de Sousa Aroso de Almeida
Administradora: Dra. Helena Brissos de Almeida, Hugo Miguel Santos – husant@lisboa.ucp.pt.
Morada (Sede) Palma de Cima
Código Postal 1649-023
Localidade LISBOA
Telefone(s) 217 214 000
Fax 217 260 546
email
Página Web www.ucp.pt
Observações