Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Comunidade de Sant’Egídio
Perfil Sant’Egídio é uma comunidade cristã nascida em Roma em 1968 logo após o Concílio Vaticano II, por iniciativa do Andrea Riccardi, num liceu no centro de Roma. Ao longo dos anos tornou-se uma rede de comunidades que, em mais de 70 países do mundo, focando nas periferias e nos “periféricos”, reúne homens e mulheres de toda idade e condição, unidos por um laço de fraternidade, pela escuta do Evangelho e pelo compromisso voluntário e gratuito em prol dos pobres e da paz.

A Oração, os pobres e a paz são as referências chave.

A oração, alicerçada na escuta da Palavra de Deus, é a primeira obra da Comunidade, acompanhando e orientando a sua experiência de vida. Em Roma e em todos os lados do mundo, a oração comum é também lugar de encontro e acolhimento para quem quiser ouvir a Palavra de Deus e dirigir a sua própria invocação ao Senhor.

Os pobres são os irmãos e os amigos da Comunidade. A amizade com os necessitados – idosos, sem-abrigo, migrantes, refugiados, deficientes, prisioneiros, crianças da rua e da periferia – é uma característica da vida de quem partilhar o caminho de Sant’Egídio nos vários continentes.

Através da amizade com os pobres, Sant'Egídio percebeu de que a guerra é mãe de todas as pobrezas impeliu a Comunidade a trabalhar pela paz, protegendo-a onde for ameaçada, ajudando a sua reconstrução, facilitando o diálogo onde ficou perdido. O trabalho pela paz é vivido com responsabilidade pelos cristãos, como parte de um serviço mais abrangente visado à reconciliação e à fraternidade, que se manifesta também no compromisso pelo ecumenismo e no diálogo ecuménico e inter-religioso no “espírito de Assis.

Desde 1987, a Comunidade tem-se empenhado no diálogo inter-religioso para continuar a viver e a promover o Espírito de Assis, através dos encontros anuais de Oração pela Paz, onde os representantes de todas as grandes religiões mundiais se unem em prol da Paz, da Unidade e da Proteção aos mais frágeis da sociedade.

A Comunidade desenvolve ainda outras iniciativas de cooperação e desenvolvimento em muitos países de África, América Latina e Ásia, como no Sul do Sudão, na Colômbia, no Kosovo, entre outros.

O papel de mediação da Comunidade foi decisivo no tratado de Paz em Moçambique (1992), Guatemala (1996) e Républica Centro Africana (2018). Atualmente, procuramos soluções para encontrar a Paz na Síria. Em dezembro de 2015, a Comunidade de Sant'Egídio alcançou um acordo entre o governo italiano, a Federação das Igrejas Evangélicas na Itália (FCEI) e as Igrejas Valdenses e Metodistas, para a criação de corredores humanitários que permitissem criar caminhos de salvação e acolhimento para os refugiados. Desde janeiro de 2016, mais de 7000 pessoas já chegaram a Itália através desta iniciativa.

Outras grandes iniciativas de Sant’Egídio em Africa é o programa DREAM e BRAVO. DREAM é um programa de saúde que nasceu por iniciativa da Comunidade de Sant’Egídio, para tratar e prevenir a SIDA em África. DREAM inicialmente representava Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition e expressava a intenção do programa de garantir o direito à saúde e combater a SIDA e a má nutrição, mas com o passar dos anos esse sonho foi se tornando maior. Graças à sua eficácia e aos resultados alcançados, DREAM ganhou um significado mais amplo e passou a significar Disease Relief through Excellent and Advanced Means e tornou-se um programa de saúde integral para África. BRAVO (Birth Registration for All versus Oblivion) nasceu em vista do crescente problema de crianças não registradas e suas implicações na paz e estabilidade dos estados nos países em desenvolvimento. De acordo com estimativas da UNICEF, o número de crianças não registadas aumentou todos os anos de 48 milhões (2003) para 51 milhões (2007). A Comunidade de Sant’Egídio adotou uma abordagem programática para abordar a questão: trabalharemos com os ministérios e departamentos governamentais envolvidos, ajudaremos na capacitação dos sistemas de registo civil, conscientizaremos pais e filhos e adotaremos uma abordagem que criar equilíbrio entre prestador de serviços (Governo) e os beneficiários (pessoas/crianças).

A Comunidade de Sant'Egídio está presente tanto em Lisboa, em Santarém e no Porto, onde dispomos de vários serviços de apoio a crianças carenciadas, a Escola da paz, e a idosos que visitamos semanalmente em lares ou nas suas próprias casas.

Sendo as crianças o nosso futuro, consideramos que uma educação para a paz, para a compreensão e aceitação da diferença é fundamental. Atualmente, a Escola da Paz funciona no bairro das Olaias (2009), no bairro do Amial (2016) e no bairro de Alfange (2019). Estes bairros são escolhidos por apresentarem graves problemas sociais de discriminação e violência, onde coabitam várias minorias sociais. A Escola da Paz é realizada todos os sábados e as nossas atividades incluem apoio escolar sucedido por jogos didáticos que fomentem a cooperação, amizade e interação saudável entre as crianças de diferentes grupos etários e étnicos.

Os nossos idosos são fonte de sabedoria e ajudam-nos a compreender o passado para conseguirmos construir uma sociedade com valores e mais solidária. Muitas vezes os idosos são condenados à solidão, esquecidos, considerados um fardo. O modo de tratar os idosos diz muito sobre o humanismo de uma sociedade e quando os descartamos, descartamos a história de um povo, perdemos a nossa capacidade de amar e ficamos mais pobres. Por isso, visitamos os nossos amigos no Lar das Irmãzinhas dos Pobres (Campolide, Lisboa - 2013) e no Lar de Santo António (Maia, Porto - 2015).

Desenvolvemos ainda iniciativas para a promoção da paz e contra a pena de morte. Assim, a primeira oração de cada mês, é a oração pela paz, onde lembramos todos os países em guerra e pedimos para que alcancem a paz. Desde 2006, promovemos, o movimento “Cidade pela Vida - Cidades contra a Pena de Morte”, comemoração que se realiza anualmente, a 30 de novembro, aniversário da primeira abolição da pena de morte, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália (1786). Desde 2006, mais de 88 cidades portuguesas, em mais de 2000 cidades em todo o mundo, já se declararam "Cidades pela Vida", contribuindo para a abolição da pena de morte em 85 países. Em Lisboa, o Arco da Rua Augusta é iluminado desde 2013.

A oração que acompanha a vida de todas as comunidades e constitui um elemento essencial, enquanto centro e lugar primordial da vida comunitária, é realizada no primeiro sábado na Igreja de Alfange em Santarém às 17h e na Capela do Rato em Lisboa às 18h.
Implantação A Comunidade de Sant’Egídio está presente em Portugal desde 1989.
Publicações Periferias - Crise e Novidade para a Igreja, Andrea Riccardi (2019) A Força Desarmada da Paz, Andrea Riccardi (2018) Na Escola da Paz (2018)
Equipa Nacional Coordenadora Nacional e em Lisboa: Ana Rita Gomes (913893532)
Coordenadora em Santarém: Maria José Lopes (966796862)
Coordenadora no Porto: Diana Ferreira (916488022)

Morada (Sede) Calçada Bento da Rocha Cabral 1B,
Código Postal 1250-012
Localidade LISBOA
Telefone(s)
Fax
email santegidioportugal@gmail.com
Página Web www.santegidio.org
Observações Morada Fiscal Igreja de São Miguel, Largo de São Miguel 1100-541 LISBOA