Contactos da Igreja Católica em Portugal  
 
ANUÁRIO CATÓLICO  
Dioceses
Listagens
Notas Históricas
Nunciatura Apostólica
Bispos
Cúrias Diocesanas
-
Chancelaria/secretaria geral
-
Gestão de recursos pessoais, patrimoniais e financeiros
Conselhos Presbiterais
Colégio de Consultores
Cabido
Conselho Pastoral
Colégio de Arciprestes
Secretariado / serviço / departamento
Comissões
Tribunais Eclesiásticos
Seminários
Diaconado Permanente (formação)
Formação de Agente de Pastoral
Vigararias/Arciprestados
Paróquias
Oragos
Centros de Vida Cristã
Presbíteros
Diáconos Permanentes
Associações e Obras para Presbíteros
Prelaturas Pessoais
Institutos Religiosos Femininos
Institutos Religiosos Masculinos
Institutos Seculares
Associações, Movimentos e Obras
Centros de animação espiritual
Obras de Acção Sócio-caritativa
Escolas Católicas
Instituições Culturais
Comunicações Sociais
Estatísticas
Aniversários do dia
Natalícios e Ordenação
   
Indiquem-nos, por email secretaria.cep@ecclesia.pt, as incorrecções encontradas.



ASSOCIAÇÕES MOVIMENTOS E OBRAS
Nome Movimento Fé e Luz
Perfil O Movimento Fé e Luz, movimento internacional e ecuménico, foi fundado em 1971, por Jean Vanier (canadiano filósofo, teólogo, fundador da “Arca”) e Marie Hélène Matthieu (Diretora do Office Chrétien des Personnes Handicapées – França). Congrega pessoas com deficiência mental, as suas famílias e amigos, em especial jovens. Constituiu-se em torno da constatação do isolamento social e eclesial das famílias com filhos com deficiência mental.
Nascido no seio da Igreja Católica francesa, desde o início que o Movimento é ecuménico, havendo no mundo comunidades pertencentes a várias confissões cristãs, com uma grande preocupação pela tolerância na diferença, como carisma próprio das pessoas com deficiência mental.
A família é, desde a origem do Movimento o pivot das acções de que a pessoa com deficiência é o centro, o “coração”, o motor. Mas importa que não fique isolada e que a pessoa com deficiência e os seus irmãos, possam ter amigos jovens que os ajudem a inserir-se nas comunidades.
Os objetivos do Movimento são assim definidos:
– Para a pessoa com uma deficiência FÉ E LUZ revela-lhe que ela é chamada a dar todas as riquezas do seu coração, a sua ternura e a sua fidelidade.
– Para os pais, FÉ E LUZ traz apoio nas suas dificuldades, ajudando-as a melhor captar toda a beleza interior do seu próprio filho e a descobrir que ele/a pode ser fonte de amor e de paz.
– Para os irmãos e irmãs das pessoas com uma deficiência mental chamando-os a reconhecer que os seus irmãos podem ser fonte de vida e de unidade; se eles perturbam ou perturbaram a sua vida, também poderão transformá-la positivamente.
– Para os amigos, especialmente os jovens, FÉ E LUZ abre caminho de amizade com a pessoa com deficiência e de compromisso com ela, descobrindo cada um no outro a vida na sua diversidade e riqueza.
A sua organização parte de encontros mensais constituídos por três momentos essenciais: a partilha humana a partir do tema mensal; oração; festa. Através da utilização dum Carnet de Route (um guião) comum a todo o Movimento Internacional, procura-se tomar consciência da unidade e da comunhão eclesial na diversidade através do mundo. Encoraja-se a procura de expressões não verbais dos membros, para reforço da linguagem verbal ou em sua substituição, o que inclui, em geral, o “reviver” dum texto do Evangelho através duma mímica e gestos / ou símbolos. A Associação Fé e Luz de Portugal constitui o suporte jurídico do Movimento.
Implantação Dioceses de Évora, Lisboa, Porto e Braga.
Publicações
Equipa Nacional Coordenadora: Eng. Olga Maria Nobre Grilo (2013-2017)
Vice-Coordenador: Ricardo José Silva Rodrigues (Tel. 915 853 316)
Tesoureiro: Luís Filipe Lima Vieira (Tel. 910 908 878)
Assistente: P. Fernando Rosas
Morada (Sede) Casa Diocesana de Vilar, Rua Arcediago de Van Zeller, 50 Sala 317
Código Postal 4050-621
Localidade PORTO
Telefone(s) 226 000 824 ext. 206; 963 235 441
Fax
email olgagrilo@gmail.com; ric_rodrigues@portugalmail.pt; lflvieira@gmail.com
Página Web www.feeluzportugal.org
Observações Revista “Ombres et Lumière” do Office Chrétien des Personnes Handicapées (França) inclui uma página sobre o Fé e Luz. Em Portugal não existem publicações periódicas Os contactos escritos ou telefónicos deverão ser feitos com os membros acima indicados uma vez que não dispomos dum secretariado e, por isso, não é garantido que o correio que chega à sede, chega ao conhecimento dos visados.